10 Anos do Parque Nacional Restinga de Jurubatiba

Jurubatiba - Foto de Adilson dos Santos
Convite


O Prefeito de Quissamã, Ser. Armando Cunha Carneiro da Silva, tem o prazer de convidá-lo a particiar dos eventos em comemoração do 10º Aniversário do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, que acontecerão de 20 de Abril a 09 de Maio de 2008.

Santuário Ecológico, o Parque Nacional da Restinga de Jurubativa possui 14.860 hectares e abrange os municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã, sendo que, neste último, estão localizados 65% da área total do parque.

Criado como Parque Nacional em 29 de Abril de 1998, é o primeiro localizado em área de restingaa e inclui espécies raras e ameaçadas de extinção da nossa fauna e flora.

Programação

Com a aproximação do 10º Aniversário do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba todas as atenções se voltam para a programação, que tem como um dos pontos básicos o III Seminário de Turismo em Unidades de Conservação. Idealizado por profissionais de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), o evento aproxima o poder público e a comunidade local da região, na discussão de temas como a liberação do Plano de Manejo do manancial ecológico.

O seminário acontecerá nesta sexta-feira (25/04) e no sábado (26/04), no auditório da Prefeitura, a partir das 9h. Além da participação do prefeito de Quissamã, Armando Carneiro, o primeiro dia do evento contará com os administradores municipais de Macaé, Riverton Mussi, e de Carapebus, Rubem Vicente — já que o Parque Nacional está presente nos três municípios. Universidades, associações de moradores, pesquisadores, representantes do Instituto Chico Mendes e a comunidade em geral também farão parte do conjunto de discussões do evento. “Jurubatiba é o parque em que a comunidade mais se mobiliza em prol dele mesmo”, resumiu a chefe do Departamento de Turismo de Quissamã, Dalila Mello.

Falando da programação do primeiro dia, ela destacou a entrega do tão aguardado Plano de Manejo do Parque, logo pela manhã. O documento será entregue pelo diretor do Instituto Chico Mendes, Júlio Gonchorosky, aos três prefeitos locais.Logo após, haverá a posse do Conselho do Parque Jurubatiba para o período 2008-2010, que contará com gestão compartilhada de prefeituras, universidades, ONGs (Organizações Não Governamentais) e associações.

Na ocasião, também serão empossados os novos representantes do Conselho Municipal de Turismo de Quissamã.À tarde, será a vez do mini-curso “Capacidade Suporte de Atividades Turísticas em Parques”, ministrado pelo consultor ambiental Marcelo Skaf.

Segundo Dalila, ele será responsável pelos estudos de Capacidade e Suporte de Turismo em Quissamã e de viabilidade econômica, além do processo de concessão dos serviços turísticos autorizados pelo Plano de Manejo. “Os estudos de Marcelo foram contratados pela ONG 3Hs (Harmonia, Homem e Habitat), com recurso do Ministério do Meio Ambiente”, explicou Dalila, avisando que o edital de licitação da concessão de serviços turísticos será publicado ainda este ano.

Comentários

Postagens mais visitadas