Faetec: Começa no sábado o 14º Encontro dos Sem Terrinha na Escola Técnica Estadual Agrícola Antonio Sarlo

Nos dias 08, 09 e 10 de outubro, a partir 6h, será realizado o 14º Encontro dos Sem Terrinha na Escola Técnica Estadual Agrícola Antonio Sarlo, pertencente ao Pólo Faetec Norte Noroeste Fluminense. O evento visa promover atividades educativas voltadas às crianças das áreas de Reforma Agrária do estado do Rio de Janeiro, cuja coordenação é do próprio Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. O encontro contará ainda com atividades lúdicas como teatro, música, contação de histórias, desenhos e esculturas, oficinas de reciclagem de material, jogos educativos.
Na área da educação infantil, mais recentemente, tem sido pautadas discussões sobre a necessidade de espaços educativos itinerantes ou permanentes destinados para crianças em áreas de acampamentos e assentamentos. Atenta às estas necessidades, o Pólo Faetec Norte Noroeste Fluminense cedeu o espaço e equipamentos da Escola Técnica Estadual Agrícola Antonio Sarlo para que o evento seja realizado em Campos dos Goytacazes, haja vista que, segundo o Setor de Educação Nacional MST, “a relação do movimento com a educação é uma relação de origem”.
De acordo com Coletivo Regional do MST – Norte Fluminense, a educação dos Sem-Terra do MST começa com seu enraizamento em uma coletividade e projeta o seu futuro para que os próprios trabalhadores terão de construir. É do processo de formação e realidade dos Sem Terra e da influência de pedagogos como Paulo Freire que se extraem as matrizes pedagógicas básicas para construir um novo processo de educação, no qual está inserido o Encontro dos Sem Terrinha.
Estes encontros são realizados desde 1998 no estado do Rio de Janeiro, contribuindo para a sensibilização das crianças, adolescentes, assentados ou acampados, e seus familiares para temas como reforma agrária, meio ambiente e educação ambiental, agroecologia, história de luta pela terra e historia de seus assentamentos e ou acampamentos, onde as crianças têm um papel fundamental no meio em que vivem.
Cerca de 50 educadores e 250 crianças provenientes das áreas de Reforma Agrária do estado do Rio de Janeiro participarão do 14º Encontro Estadual dos Sem Terrinhas, onde serão elaborados materiais educativos para serem trabalhados nas atividades de estudo no Encontro Estadual, panfletos e cartilhas sobre a Educação do Campo e a produção e consumo de alimentos sem agrotóxicos. (Ascom Pólo Faetec Norte Noroeste Fluminense)

Comentários

Postagens mais visitadas